ETAPA JABOTICABAL
Workshop Internacional de Política e Governância de Solo
FAÇA A SUA
INSCRIÇÃO DE
GRAÇA E RECEBA
O SEU
CERTIFICADO!
OBJETIVO
O PRIMEIRO ENCONTRO DEPOLÍTICA E GOVERNANÇA DE SOLOS será realizado nas cidades de Jaboticabal - SP, e Uberaba - MG, nos dias 23 e 30 de novembro de 2018, nas sedes da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) e do Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), respectivamente.
O evento serácomposto de palestras e discussões abertas ao público e com a transmissão simultânea. Concomitantemente, no período de 19/11/2018 a 30/11/2018 será ministrada a disciplina de Tópicos Especiais em Política de Uso do Solo na UNESP – Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), como parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), e será realizado um evento de discussão em Política de Uso do Solo na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, nos dias 26 e 27/11/2018.
As instituiçõesque compõem o Grupo de pesquisa POLUS – Politica de Uso do Solo, responsáveis pela organização do evento em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, são:Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – Câmpus Uberaba e a UNESP – Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) - Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo).
A proposta destas atividades é promover uma discussão conceitual sobre o levantamento e respectivo processamento de dados de solo e de água voltados à proteção e a conservação dos serviços ecossistêmicos, e quais os reflexos práticos nas políticas ambientais e rurais. Em síntese o objetivo do evento é compor um conjunto de atividades que levem ao público o entendimento do conceito de política de uso do solo e da governança do solo; e a apresentação de técnicas e definição de métricas para mensurar danos caracterizados no solo e na água. Após a realização deste evento, todo o conteúdo e discussões promovidas estarão disponíveis em uma plataforma digital, em três idiomas (português inglês e espanhol) de acesso livre e gratuito.
Após a realização deste evento, todo o conteúdo e discussões promovidas estarão disponíveis em uma plataforma digital, em três idiomas (português inglês e espanhol) de acesso livre e gratuito.
CRONOGRAMA
Dia 23/11 – Jaboticabal – SP
13h30 as 14:00hs
Abertura Oficial do Evento
feita pelo Coordenador do programa de pós-graduação em Agronomia (Ciência do Solo) Prof. Dr. José Marques Júnior e pelo Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais Dr. Carlos Alberto Valera.
MANEJO E CONSERVAÇÃO
Pesquisa de técnicas, práticas e sistemas de avaliação que visam a conservação e o manejo do solo e da água, com ênfase em agroecossistemas e bacias hidrográficas. Avaliação do impacto dos diferentes tipos de uso e ocupação do solo com a detecção de áreas de conflito; controle de erosão em áreas urbanas e rurais; avaliação da compactação, erosão e das características físicas e químicas do solo; avaliação de ecossistemas florestais, da relação
solo-paisagem e a recuperação de solo. Desenvolvimento de estudos em bacias hidrográficas, análise do uso e ocupação do solo ao longo das redes de drenagem (zonas ripárias), caracterização morfométrica de bacias hidrográficas; monitoramento e recuperação de áreas de nascente e de preservação permanente; que favoreçam a conservação dos cursos d’água e seu aproveitamento para fins de uso agrícola e florestal.
GEOMÁTICA
Desenvolvimento de meios para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais, com a utilização de cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas.
Atuando no estudo da gênese, respiração morfologia, classificação e variabilidade espacial dos atributos do solo aplicados na agricultura, utilizando principalmente as técnicas de geoprocessamento e geoestatística.
POLÍTICA DE USO DO SOLO
Desenvolvimento de pesquisas e técnicas para o embasamento de políticas públicas que contemplem o uso e ocupação dos solos e a padronização da organização do espaço geográfico rural, em sua dinâmica, em conformidade com legislação. Através da análise dos dados de solo e de água, com a discussão dos resultados
relacionada à proteção e a conservação dos serviços ecossistêmicos, e quais os reflexos práticos nas políticas ambientais e rurais. Priorizar a elaboração de um conjunto de técnicas e de métricas aplicáveis caracterização e mitigação dos impactos realizados no solo e na água e.