ONDE NÓS ATUAMOS
MANEJO E CONSERVAÇÃO
Pesquisa de técnicas, práticas e sistemas de avaliação que visam a conservação e o manejo do solo e da água, com ênfase em agroecossistemas e bacias hidrográficas. Avaliação do impacto dos diferentes tipos de uso e ocupação do solo com a detecção de áreas de conflito; controle de erosão em áreas urbanas e rurais; avaliação da compactação, erosão e das características físicas e químicas do solo; avaliação de ecossistemas florestais, da relação
solo-paisagem e a recuperação de solo. Desenvolvimento de estudos em bacias hidrográficas, análise do uso e ocupação do solo ao longo das redes de drenagem (zonas ripárias), caracterização morfométrica de bacias hidrográficas; monitoramento e recuperação de áreas de nascente e de preservação permanente; que favoreçam a conservação dos cursos d’água e seu aproveitamento para fins de uso agrícola e florestal.
GEOMÁTICA
Desenvolvimento de meios para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais, com a utilização de cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas.
Atuando no estudo da gênese, respiração morfologia, classificação e variabilidade espacial dos atributos do solo aplicados na agricultura, utilizando principalmente as técnicas de geoprocessamento e geoestatística.
POLÍTICA DE USO DO SOLO
Desenvolvimento de pesquisas e técnicas para o embasamento de políticas públicas que contemplem o uso e ocupação dos solos e a padronização da organização do espaço geográfico rural, em sua dinâmica, em conformidade com legislação. Através da análise dos dados de solo e de água, com a discussão dos resultados
relacionada à proteção e a conservação dos serviços ecossistêmicos, e quais os reflexos práticos nas políticas ambientais e rurais. Priorizar a elaboração de um conjunto de técnicas e de métricas aplicáveis caracterização e mitigação dos impactos realizados no solo e na água e.