Ligue:

(016) 32097287

Endereço: 

UNESP FCAV - Campus Jaboticabal

Laboratório de Geomática, Departamento de Engenharia Rural, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane, S/N - Vila Industrial, SP, 14884-900

© POLUS, Política de Uso de Solos.

NOSSA HISTÓRIA

Fundado em 22/07/2015 sob a liderança da Prof.a Dra. Teresa Cristina Tarlé Pissarra (FCAV/Unesp), do Prof. Dr. Renato Farias do Valle Júnior (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Uberaba) e do Dr. Carlos Alberto Valera (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais), o Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – GRUPO POLUS – foi desenvolvido em função da necessária interligação entre as áreas técnicas das Ciências Agrárias (Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Programa Ciência do Solo da Unesp/FCAV), das Ciências Biológicas (Ecossistemas), das Ciências Sociais Aplicadas (Direito Ambiental) e das Ciências Exatas e da Terra (Estatística aplicada ao Sistema de Informação Geográfica), com ênfase no ensino, pesquisa e extensão.

O fomento do Grupo POLUS se faz ao debate sobre a política para o desenvolvimento de uso do solo capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade do solo em atender as necessidades das futuras gerações. Acreditamos que o planejamento estratégico e ações para o uso do solo - no intuito de conservar o solo - é embasado na integração dos conhecimentos técnicos, acadêmicos e jurídicos. A condução de estudos dos membros do grupo fornece importantes subsídios ao poder público para a elaboração de diretrizes e políticas eficazes, o que contribui para um desenvolvimento socioeconômico em consonância com as áreas legisladas ambientalmente e as áreas produtivas. 

A meta do Grupo POLUS é inserir na sociedade serviços e soluções integradas que ampliem a utilização de estudos em sistemas de informação geográfica com foco no aprimoramento destes objetivos e, otimizar a gestão e a fiscalização do uso dos recursos naturais, considerando a capacidade de suporte do solo e do ecossistema e atuar no diagnóstico de vulnerabilidade e na orientação do uso racional do solo e seu manejo específico.

Em 2016, a primeira Reunião do Grupo foi realizada na cidade de Vila Real, Portugal, chamada de “Diálogo do Douro”, e foi inserido um Aditivo no Acordo de Cooperação entre a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal, na assinatura do Protocolo de Intenções (Profa Dra Marilza Vieira Cunha Rudge – Vice-Reitora no Exercício da Reitoria e Prof. Dr. António Fontaínhas Fernandes – Reitor), em nome dos Professores Dr. Fernando António Leal Pacheco, Dr. Luís Filipe Sanches Fernandes, Dra. Simone da Graça Pinto Varandas e Dr. Rui Cortes – Professores da UTAD; Em 2017 foi realizada a assinatura de Acordo de Mútua Cooperação Técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e UNESP, nos signatários Prof. Dr. Roberto Gil Rodrigues – Reitor do IFTM e Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini – Reitor da UNESP, firmando o contrato institucional para novas ações em ensino, pesquisa e extensão, visando à realização de um trabalho conjunto, de interesse comum de mobilidade acadêmica internacional e nacional ou para a execução de projetos com natureza clara e objetiva das atividades das partes envolvidas em Política de Uso do Solo.

Em 2017, foi defendida a primeira Tese de Doutorado na linha de pesquisa de Política de Uso do Solo (Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Programa Ciência do Solo da Unesp/FCAV), orientada pelo Prof. Dr. Marcílio Vieira Martins Filho, intitulada “Avaliação do novo código florestal: as áreas de preservação permanente (APPs) e a conservação da qualidade do solo e das águas superficiais,” de autoria do Dr. Carlos Alberto Valera (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais), e em 2018 foi defendida a primeira Dissertação de Mestrado na linha de pesquisa de Política de Uso do Solo (Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Programa Produção Vegetal da Unesp/FCAV), orientada pela Profa. Dra. Teresa Cristina Tarlé Pissarra intitulada “Índice de uso do solo por habitante (IUSH): proposta e aplicação” de autoria do Me. Rafael Parras (Engenheiro Agrônomo).

A formação de parcerias com as Instituições ocorre desde 2016, entre elas podemos destacar: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), Departamento de Tecnologia Rural/DTR; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Ciências Agrárias; Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF), Divisão de Florestas e Estações Experimentais, Floresta Estadual de Batatais; Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Pólo Apta Centro Norte; e Universidade de São Paulo (USP), Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), entre outras, concretizando o Grupo de Pesquisa – POLUS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8120436883612440), no conjunto de indivíduos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8120436883612440#recursosHumanos) organizados a partir da experiência no terreno científico e/ou tecnológico; no qual existe o envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa; cujo trabalho se organiza em torno da linha de pesquisa – Política de Uso do Solo.