Ligue:

(016) 32097287

Endereço: 

UNESP FCAV - Campus Jaboticabal

Laboratório de Geomática, Departamento de Engenharia Rural, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane, S/N - Vila Industrial, SP, 14884-900

© POLUS, Política de Uso de Solos.

Porque comemorar o Dia do Solo? 

     Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos. O objetivo da iniciativa é promover o uso sustentável deste recurso crucial, uma vez que os solos saudáveis aumentam a resiliência a enchentes e secas, aceleram a produção de alimentos e servem como reservatórios de biodiversidade.

    No entanto, estima-se que um terço dos solos sofra com as práticas insustentáveis de gerenciamento da terra – que levam a processos degradantes como a erosão, a compactação, a acidificação e a poluição.

       De acordo com a FAO, a América Latina têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome. Atualmente, a região concentra 14% da degradação mundial dos solos. O envolvimento com novas práticas de interesse devem partir de iniciativas dos governos, a sociedade civil, o setor privado e todas as partes interessadas para alcançar o pleno reconhecimento das contribuições importantes de solos para a segurança alimentar, a adaptação às mudança climáticas, os serviços essenciais dos ecossistemas, a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

     Nesta direção assertiva, foi criado o grupo POLUS (politica de uso e manejo do solo) que envolve uma equipe multidisciplinar, no intuito de formar, pesquisar, fomentar novas práticas e alternativas para  aplicar métodos de reconhecimento e mitigação quanto ao uso sustentável deste recurso primordial a sobrevivência dos seres vivos. 

O grupo POLUS comemora o dia 05.12 Dia Internacional do Solo, convidando a todos para solidarizarem esforços nesta luta!! 🌎🌱